A União Africana (UA) aprovou uma resolução que o Presidente ganês pretende apresentar em Março na ONU para que o tráfico transatlântico de escravos seja reconhecido como “o crime mais grave contra a humanidade”, informou hoje fonte oficial. ohn Dramani Mahama, citado num comunicado da Presidência ganesa, afirma que “todos os povos afrodescendentes têm esperado por este dia. A verdade não pode ser enterrada. Os fundamentos jurídicos são sólidos, o imperativo moral é inegável”. O chefe de Estado ganês falou pela primeira vez desta iniciativa no seu discurso durante a… The post E QUANDO A ESCRAVATURA NÃO É A DE ONTEM MAS É A DE HOJE? appeared first on Jornal Folha 8.
A empresa portuguesa Sicasal retomou, após uma paragem de quatro meses, a produção de salsichas, chouriços e similares graças a um investidor angolano. Recorde-se que há mais de 50 anos, Angola tinham várias salsicharias em pleno funcionamento (Buçaco, Nova Aurora, Quilengues). Sicasal, indústria de carnes localizada no concelho de Mafra, retomou a produção fabril com cerca de 70 dos 250 trabalhadores, apesar de ter sido declarada insolvente pelo Tribunal da Comarca Lisboa Oeste em 6 de Janeiro. “Foi com um misto de ansiedade, nervosismo, mas também com uma alegria enorme… The post O QUE SERIA DO CHOURIÇO (PORTUGUÊS) SEM ANGOLA? appeared first on Jornal Folha 8.
O Presidente do MPLA, nas vestes – por inerência – de Presidente de Angola, general João Lourenço, destacou hoje, em Adis Abeba, Etiópia, a perspectiva de cooperação “bastante animadora” entre África e outros continentes, frisando que o continente africano “tem muito a oferecer à Europa e ao mundo”. general João Lourenço, presidente em exercício da União Africana, discursava na segunda edição da Cimeira Itália-África, que decorreu hoje em Adis Abeba, capital da Etiópia, uma iniciativa que visa relançar a cooperação entre aquele país europeu e as nações africanas, refere-se numa… The post LE LEZIONI DI JOÃO LOURENÇO A GIORGIA MELONI… appeared first on Jornal Folha 8.
O Gabinete de Conteúdos da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), elaborou um relatório com base em observações directas, recolha de testemunhos de cidadãos, familiares das vítimas, relativas aos acontecimentos ocorridos em Angola durante a revolta popular de Julho de 2025. Por Laplaine Brito e acordo com o gabinete, as revoltas de Julho de 2025 devem ser compreendidas à luz de um quadro socioeconómico profundamente adverso: “Inflação superior a 27%, desvalorização acentuada do kwanza, desemprego juvenil galopante e mais de um terço da população a viver abaixo… The post VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS DURANTE A REVOLTA DE JULHO DE 2025 appeared first on Jornal Folha 8.
As pessoas com deficiência física dizem-se esquecidas pelas políticas públicas do Executivo para as classes sociais mais vulneráveis no país (des)governado pelo MPLA há 50 anos. Em declarações ao Folha 8, os cidadãos em situação de vulnerabilidade social e económica defendem que Angola deve adoptar a um plano urbanístico e de construção das estradas mais inclusivos. Por Geraldo José Letras s cidadãos portadores de deficiência física dizem que enfrentam várias dificuldades de mobilidade na província de Luanda devido à não existência de faixas de circulação nas estradas para pessoas com… The post PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA ESQUECIDAS PELO (DES)GOVERNO DO MPLA appeared first on Jornal Folha 8.
A concessionária de petróleo angolana anunciou hoje uma nova descoberta de petróleo no poço Algaita-01 do Bloco 15/06, localizado na Bacia marítima do Baixo Congo, em Angola, estimando-se um volume de cerca de 500 milhões de barris. o comunicado da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Anpg) refere-se que a perfuração do poço, iniciada a 10 de Janeiro, a uma profundidade de água de 667 metros e aproximadamente a 18 quilómetros do FPSO [sigla em inglês de Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência] Olombendo, “interceptou arenitos portadores de… The post ENQUANTO HOUVER PETRÓLEO, O MPLA ESTÁ… SAFO! appeared first on Jornal Folha 8.
O plenário do Tribunal Constitucional (TC) de Angola admitiu um novo recurso do antigo ministro da Comunicação Social, Manuel Rabelais, fixando um prazo de dez dias para a apresentação das alegações, indicou à Lusa fonte da defesa. recurso tinha sido inicialmente indeferido pelo TC, que confirmou a condenação de Manuel Rabelais por peculato e branqueamento de capitais, afastando a existência de violações constitucionais. Contudo, acabou por ser agora admitido pelo plenário do Tribunal Constitucional, órgão em que participam os 11 juízes da instituição. Segundo fonte da defesa, o plenário aceitou… The post CONSTITUCIONAL ADMITE NOVO RECURSO DE MANUEL RABELAIS appeared first on Jornal Folha 8.
O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, vai, neste fim-de-semana, terminar o seu mandato na liderança da União Africana e passar o testemunho à República do Burundi durante a 39.ª conferência de Chefes de Estados e de Governos para testemunhar a conclusão do mandato de Angola, na capital da Etiópia, Adis Abeba, cidade sede da União Africana. Por Berlantino Dário olvidos 12 meses, o porta-voz da Presidência da República, Luís Fernando, esclareceu que neste fim-de-semana, em Adis Abeba, o estadista angolano, João Lourenço, conclui o seu mandato de um… The post JOÃO LOURENÇO TERMINA MANDATO NO COMANDO DA UNIÃO AFRICANA appeared first on Jornal Folha 8.
São já numerosas as participações na chamada de originais promovida pela Acorda Editora para o volume I da sua “Em Ciclo Pédia”, uma publicação que se inspira no modelo enciclopédico para a criação de obras literárias e artísticas originais, com uma periodicidade que se pretende regular. scritores e artistas de qualquer nacionalidade e residentes em qualquer ponto do mundo, com ou sem obra já tornada pública, podem ainda enviar os seus trabalhos até dia 28 de Fevereiro para o e-mail acorda.edit@gmail.com. O primeiro volume, que tem saída prevista para o… The post “EM CICLO PÉDIA”… PARA TODOS, TODOS appeared first on Jornal Folha 8.
Adalberto da Costa Júnior, líder da UNITA, maior partido da oposição que – a muito custo – o MPLA ainda permite que existe em Angola, destacou hoje como exemplos a tirar por Angola das eleições portuguesas os múltiplos debates entre candidatos, “com uma pluralidade absoluta” e num ambiente “completamente democrático”. dalberto da Costa Júnior, que comentava, em declarações à Lusa, as recentes eleições presidenciais em Portugal, disse que enviou a saudação pela vitória ao Presidente eleito, António José Seguro, vencedor da segunda volta das eleições presidenciais realizadas no domingo passado.… The post UNITA QUER EM ANGOLA EXEMPLO ELEITORAL DE PORTUGAL appeared first on Jornal Folha 8.
O presidente da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA), Adalberto da Costa Júnior, efectuou, terça-feira, uma visita de solidariedade à residência do jornalista e advogado William Afonso Tonet pela morte do filho Nvunda Will Sérgio Tonet por doença a 20 de Janeiro, na clínica Girassol, em Luanda. Por Berlantino Dário visita serviu de consolo para a família enlutada e, aos microfones do jornal Folha 8, Costa Júnior considerou a perda do filho da dimensão de Nvunda Tonet e nas circunstâncias em que o infausto aconteceu como um golpe… The post WILLIAM TONET RECEBE VISITA DE ACJ APÓS MORTE DO FILHO PRIMOGÉNITO appeared first on Jornal Folha 8.
Um novo complexo industrial integrado em Angola – dedicado à refinação, transformação e embalamento de óleos vegetais, gorduras e ingredientes alimentares -, com capacidade para produzir 110.000 toneladas/ano, vai potenciar a produção local e reduzir importações, segundo a empresa. Rafinole – fábrica de refinação de óleos vegetais, a funcionar há quatro meses e com inauguração prevista para fim de Fevereiro, surge para “reforçar a produção local e reduzir a dependência de importações”, disse hoje o seu director-geral, José Oliveira. Localizada no município do Hoji-ya-Henda, em Luanda, a unidade industrial, instalada… The post TONELADAS DE ÓLEOS E GORDURAS VEGETAIS appeared first on Jornal Folha 8.
«A Tragédia da Partida dos Colonos de Angola», de Xavier de Figueiredo, dá-nos uma visão ampla do fenómeno da debandada dos colonos de Angola, como fruto do trágico processo de descolonização do território. É, porém, nas consequências da debandada que o livro se concentra, revelando aspectos até agora desconhecidos ou aprofundando outros já do conhecimento geral. este livro, Xavier de Figueiredo defende que os colonos não o eram no sentido pejorativo que o termo adquiriu, fustigado por ideologias às quais importou estigmatizá-los, mas sim gente, na sua imensa maioria, deveras… The post A HISTÓRIA CONTINUA A SER BEM (NESTE CASO) ESCRITA appeared first on Jornal Folha 8.
Cabo Verde é o país da CPLP mais bem colocado e a Guiné Equatorial com pior classificação no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2025 hoje divulgado pela organização não-governamental Transparência Internacional. Índice de Perceção da Corrupção (IPC) classifica este ano 182 países e territórios de acordo com os seus níveis percepcionados de corrupção no setor público numa escala de zero (altamente corrupto) a 100 (muito íntegro). Cabo Verde (62) surge como a nação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com melhor classificação, seguida de Portugal (56),… The post E ASSIM (NÃO) VAI A CORRUPÇÃO… appeared first on Jornal Folha 8.
A abertura do ano judicial em Moçambique veio demonstrar, na voz do presidente do Tribunal Supremo e do Bastonário da Ordem dos Advogados, que Venâncio Mondlane estava avançado no tempo. Um político visionário, interventivo, resiliente, que não se deixou, até hoje, corromper, pelas lianas do regime. Por Kuiba Afonso enâncio Mondlane deu corpo às balas, colocou-se no meio dos mais de 13 milhões de moçambicanos pobres. Desempregados, desmobilizados e discriminados. Partilhou os seus gemeres e os sentires. Carimbou uma nova forma de fazer política. Não acreditou que o lobo por… The post MONDLANE DEVOLVEU A POLÍTICA AO ELEITOR appeared first on Jornal Folha 8.
A Corporação Financeira Africana (AFC) considerou hoje que o Corredor do Lobito é “fundamental” para melhorar as ligações ferroviárias na África Austral e fomentar a transformação da região, deixando de ser apenas exportadora de recursos naturais. ê-se no Compêndio de Recursos Minerais Estratégicos de África, hoje divulgado pela AFC, uma entidade vocacionada para potenciar investimentos estratégicos em infra-estruturas e indústria no continente africano, que “o desenvolvimento do Corredor do Lobito é fundamental não só para as exportações de cobre, mas também para desbloquear o investimento privado ao longo do corredor… The post ÁFRICA, O CORREDOR DE FUNDO E O FUNDO DO CORREDOR appeared first on Jornal Folha 8.
A inflação em Angola desacelerou para 14,56% em Janeiro, menos 1,13 pontos percentuais em relação a Dezembro de 2025 e uma redução homóloga de 11,92 pontos percentuais, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano. egundo o Índice de Preços no Consumidor Nacional, elaborado pelo INE, a queda da inflação para 14,56% confirma a trajectória de desaceleração dos preços ao longo de 2025, quando em Janeiro de 2025 era de 26,48%. Apesar desta trajectória de queda, a classe “transportes” foi a que registou o maior aumento no índice de preços,… The post INFLAÇÃO DESACELERA PARA 14,56% appeared first on Jornal Folha 8.
A seca deixou mais de dois milhões de pessoas a enfrentar a fome em algumas zonas do Quénia, sendo as comunidades de criadores de gado do nordeste as mais afectadas, de acordo com as Nações Unidas e outras organizações. as últimas semanas, multiplicam-se as imagens de animais muito magros na zona árida perto da fronteira com a Somália, numa região que sofre com os efeitos das alterações climáticas. Nos últimos anos, as estações chuvosas tornaram-se mais curtas para algumas comunidades, expondo-as à seca e, normalmente, os animais são os primeiros… The post MILHÕES DE AFRICANOS ENFRENTAM A FOME POR CAUSA DA SECA appeared first on Jornal Folha 8.
A escassez de água potável no Golfe 1, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, atinge níveis críticos, com moradores enfrentando dias consecutivos sem abastecimento. De acordo com os moradores, não se sabe as verdadeiras causas da escassez de água na comuna. Por Laplaine Brito anuel Sebastião, morador na comuna do Golfe, contou que, “já há duas semanas que a correria é só da água, temos que acordar cedo para poder ir atrás da água. Aqui já ninguém está preocupado com a vaidade, a escassez da água está a tirar a… The post ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL PREOCUPA MORADORES DA COMUNA DO GOLFE appeared first on Jornal Folha 8.
Um dia. 8 de Janeiro de 2026. Um acto. Eleições presidenciais. Segunda volta. Dois candidatos. António José Seguro, André Ventura. Um voto. Electrónico. Multiplicativo, de milhões. Em Portugal e diáspora. Sem batota. Sem fraude. Sem reclamação, sobre os actos da CNE. Sem Manico de Angola. Eterno suspeito. Fraudulento… incendiário. Partidocrata… Por Kuiba Afonso á o Manuel da Silva é íntegro. Aqui o juiz, vergonhosamente, não honra a magistratura. Prefere deixar, aos filhos, a herança dos “dólares de sangue” e não a honra, os valores e a ética… A corrupção fala… The post COMO A METRÓPOLE DESCOLOU EM 50 ANOS E AS COLÓNIAS ESTAGNARAM appeared first on Jornal Folha 8.
O Presidente do MPLA que, por inerência, é também Presidente da República e Titular do Poder Executivo, general João Lourenço, admitiu hoje que “é alta” a taxa de crianças fora do ensino em Angola, por insuficiência de escolas, avançando que o Governo está a lutar para reaver recursos financeiros no exterior para construir mais infra-estruturas e, como ele próprio diz, solidificar a tese de que o MPLA fez mais em 50 anos do que os portugueses em 500… oão Lourenço pediu hoje a Erika Aires, a nova ministra da Educação,… The post POBRES E EXCLUÍDOS, SIM. MATUMBOS, NÃO! appeared first on Jornal Folha 8.
Já neste mês de Fevereiro, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade NOVA de Lisboa vai lançar o programa “Crioulidades e o Atlântico”, dedicado ao estudo das línguas e culturas crioulas no espaço atlântico, com participação de docentes e investigadores de vários países. A ideia é olhar para o crioulo não apenas como língua, mas como identidade, memória, música, circulação cultural e experiência histórica comum entre África, Portugal, Caraíbas e diásporas. um contexto marcado por debates sobre identidades e diversidade cultural, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas… The post “CRIOULIDADES E O ATÂNTICO” appeared first on Jornal Folha 8.
As projeções dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais em Portugal divulgadas pelas televisões dão a vitória a António José Seguro, com entre 66,8% a 73%. Segundo as previsões das televisões, André Ventura obtém entre 27% e 33,2%. e acordo com a sondagem da RTP feita pela Universidade Católica, António José Seguro terá entre 68% e 73% e o presidente do Chega, André Ventura, entre 27% a 32%. A sondagem da SIC e da TVI, do ICS/ISCTE/GFK/Pitagórica, aponta para uma vitória de António José Seguro com entre 67% a… The post ANTÓNIO JOSÉ SEGURO É O NOVO PRESIDENTE DE PORTUGAL appeared first on Jornal Folha 8.
Angola acolhe a maior comunidade brasileira em África e cada vez mais angolanos procuram o Brasil, sobretudo para estudar, aumentando a pressão sobre a emissão de vistos, diz o cônsul-geral do Brasil em Luanda, Ary Quintella. m declarações à Lusa, Ary Quintella fez um balanço positivo do primeiro ano de funcionamento do Consulado-Geral do Brasil em Luanda, considerando que a sua criação foi necessária, tendo em conta que vivem em Angola entre 25 mil e 30 mil cidadãos brasileiros, a maior comunidade brasileira em África. “A abertura do Consulado-Geral era… The post VINTE E CINCO A 30 MIL BRASILEIROS VIVEM EM ANGOLA appeared first on Jornal Folha 8.
O verdadeiro sucesso e a longevidade da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) dependerão da capacidade de garantir uma integração económica inclusiva, justa e amplamente participativa, com especial atenção às mulheres, aos jovens e ao vasto sector informal africano. posição foi defendida por Ana Dias Lourenço durante a sua intervenção nos Diálogos sobre a Prosperidade de África (APD) 2026, que decorreram sob o lema “Empoderar as PME, Mulheres e Jovens no Mercado Único Africano”, no Centro Internacional de Conferências de Acra, no Gana. Momentos antes da sua intervenção, Ana… The post O PECHISBEQUE SHOW DA TIA ANA NO GANA appeared first on Jornal Folha 8.
“O Processo” surge no âmbito do programa “Nossas Memórias – Comemoração dos 50 anos de Independência de Angola”, a realizar na Universidade do Porto durante o ano de 2026. Recorde-se que a FLUP (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) tem funcionado – e bem – como sucursal do MPLA, ajudando a branquear os crimes (incluindo massacres) do partido que gere Angola desde a independência. Por Orlando Castro ssim, “O Processo” é o título da série que propõe uma viagem até Angola durante o domínio colonial. Escrita e dirigida por… The post BRANQUEAR É FÁCIL, BARATO E RENDE MILHÕES appeared first on Jornal Folha 8.
O sector petrolífero angolano registou investimentos anuais superiores a 14 mil milhões de dólares (11,9 mil milhões de euros), nos últimos três anos, avançou hoje o responsável da concessionária angolana. egundo o presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Anpg), Jerónimo Paulino, em 2019, o investimento rondava os oito mil milhões de dólares (6,8 mil milhões de euros) por ano, enquanto nos últimos três anos, ficou acima dos 14 mil milhões de dólares. Já as previsões para os próximos cinco anos são de 70 mil milhões de dólares… The post … E SE NÃO FOSSE O PETRÓLEO? appeared first on Jornal Folha 8.
O Corredor do Lobito vai dispor de uma ferramenta de monitorização para acompanhar projectos e financiamentos, revelou uma responsável do Banco Mundial, instituição que quer ajudar a mitigar os riscos através de garantias para atrair o sector privado. m entrevista à Lusa após participar na reunião de alto nível sobre o mecanismo de coordenação do Corredor do Lobito, na quinta-feira em Luanda, Anna Bjerde afirmou que o Banco Mundial pretende apoiar o projecto através de instrumentos públicos e privados, incluindo garantias, para o tornar “investível” e viabilizar parcerias público-privadas. “O… The post E O BANCO MUNDIAL NÃO PODERIA FALTAR… appeared first on Jornal Folha 8.
O Presidente da República substituiu Luísa Grilo por Erika Linete Batalha de Carvalho Aires (foto) no Ministério da Educação. Para o Secretário Geral do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF), Admar Jinguma, bem como para o militante do MPLA, José Carlos de Almeida, a decisão de João Lourenço tornada pública nesta sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2026, não resolve os problemas do sector da educação que “dependem de um compromisso e de uma decisão política ao mais alto nível”. Por Geraldo José Letras Secretário Geral do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF),… The post EXONERAR É MELHOR DO QUE RESOLVER OS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO? appeared first on Jornal Folha 8.
Introdução. O dia 04 de Fevereiro de 1961 não representa apenas uma efeméride no calendário cívico de Angola; constituiu o “batismo de fogo” da consciência nacionalista e o ponto de ruptura irreversível com o sistema colonial português. O ataque coordenado à Cadeia de São Paulo/PIDE, à Casa de Reclusão Militar e à 7ª, em Luanda, protagonizado por um grupo de patriotas armados predominantemente com catanas, estilhaçou a ilusão da “paz luso-tropical” propagada pelo regime de Salazar. Por Eugénio Costa Almeida (*) ste ensaio propõe-se a analisar o 04 de Fevereiro… The post 4 DE FEVEREIRO DE 1961 E A LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL appeared first on Jornal Folha 8.
O ministro dos Transportes angolano, Ricardo de Abreu, defendeu hoje que o sucesso do Corredor do Lobito depende de uma coordenação eficaz entre os parceiros, considerando esse alinhamento essencial para acelerar a transformação do corredor num verdadeiro eixo de desenvolvimento regional. u seja, “aquilo que estava a faltar era um mecanismo que conseguisse garantir a coordenação efectiva entre todos os parceiros”, afirmou Ricardo de Abreu, sublinhando que existe “um grande interesse à volta do Corredor do Lobito”, mas que tem chegado “de forma descoordenada, através de um conjunto de projetos… The post “PREGO A FUNDO” NO CORREDOR DO LOBITO appeared first on Jornal Folha 8.
O sector dos jogos em Angola registou em 2025 uma receita fiscal recorde de 28,2 mil milhões de kwanzas (26,2 milhões de euros), um aumento de 60% face a 2024, revelam dados oficiais. egundo o relatório do Instituto de Supervisão de Jogos referente ao quarto trimestre de 2025, este foi o período de melhor desempenho ao longo de 2025, com mais de um quarto das receitas, consolidando a trajectória de crescimento anual. Só no quarto trimestre de 2025, a arrecadação total do sector atingiu 7,9 mil milhões de kwanzas (7,3… The post SECTOR DOS JOGOS ACELEROU FORTE EM 2025 appeared first on Jornal Folha 8.
A agência de notação financeira Standard & Poor’s (S&P) disse hoje que os ‘ratings’ dos países africanos estão no melhor nível desde a pandemia devido às reformas e crescimento desta região, que inclui a maioria dos países lusófonos. s analistas, no relatório com o título ‘Estabilização do Momento Positivo’ sobre as perspetivas para 2026, dizem que “a classificação média dos países africanos atingiu o seu nível mais alto desde o final de 2020, reflectindo as recentes reformas e a melhoria do crescimento, embora o impacto total nas métricas de crédito… The post RATINGS AFRICANOS ESTÃO NO MELHOR NÍVEL DESDE 2020 appeared first on Jornal Folha 8.
O Governo angolano autorizou a utilização de verbas do Fundo Rodoviário e Obras de Emergência para financiar obras no Museu Nacional de História Natural e no Parque Nacional da Cangandala, num valor global de cerca de 13 milhões de euros. m causa estão obras de reposição da estabilidade estrutural no Museu Nacional de História Natural e intervenções para melhoria do acesso ao Parque Nacional da Cangandala, na província de Malanje, segundo um despacho presidencial. A intervenção no Museu Nacional de História Natural, situado no Largo do Kinaxixi, visa responder à… The post OBRAS DE EMERGÊNCIA PARA AS PALANCA NEGRAS GIGANTES appeared first on Jornal Folha 8.
O político angolano Raul Tati em declarações ao Folha 8, a propósito do marco histórico que pavimentou o caminho para a independência conquistada em 1975, o 4 de Fevereiro, fiz que há narrativas bastantes enviesadas e outras até marcadas por questões ideológicas dos próprios movimentos de libertação. Por Laplaine Brito aul Tati diz que “às histórias que andamos a consumir nestes últimos tempos, desde há 50 anos de independência, é aquela contada pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA)”. “Existem documentos, e até mesmo testemunhas deste acontecimento, que comprovam… The post RAUL TATI E O 4 DE FEVEREIRO appeared first on Jornal Folha 8.