Letras angolanas estão de luto pela morte de António Gonçalves
newsare.net
A literatura angolana está de lutoLetras angolanas estão de luto pela morte de António Gonçalves
A literatura angolana está de luto Read more
A literatura angolana está de luto Read more
O presidente da UNITA (oposição), Adalberto Costa Júnior, lançou hoje um livro sobre a trajectória do partido e seus parceiros antes, durante e depois das eleições gerais de 2022, classificando a obra como uma homenagem aos angolanos que acreditaram na mudança. obra, “Juntos por Angola: Outro Passo para a Liberdade”, é o seu título e o autor é Adalberto Costa Júnior, presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA, maior partido na oposição), lançado hoje na capital angolana. Em 215 páginas, Adalberto Costa Júnior descreve com fotografias,… The post “JUNTOS POR ANGOLA” appeared first on Jornal Folha 8.
O Governo angolano (do MPLA há 50 anos) vai criar a taxa do turismo, que passa a cobrar a turistas internacionais 5% da diária que pagam a empreendimentos turísticos, pela dormida, com um limite de até sete dias. egundo o ministro do Turismo de Angola, Márcio Daniel, o Conselho de Ministros analisou hoje seis diplomas legais para corporizar e materializar a aprovação recente do Simplifica Turismo, o programa do Governo de simplificação de procedimentos na administração pública. Entre estes diplomas, foi analisada a Proposta de Lei de Autorização Legislativa que… The post TURISTAS VÃO PAGAR TAXA DE TURISMO appeared first on Jornal Folha 8.
A disponibilidade hídrica por pessoa caiu 7% na última década; norte de África e Ásia Ocidental enfrentam pressão extrema; agricultura continua a ser principal consumidor do recurso no mundo. s dados constam da mais recente actualização do sistema Aquasat 2025, divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO. Segundo a agência, o crescimento da procura, combinado com a escassez estrutural em algumas regiões, agrava o esforço hídrico e coloca desafios crescentes ao desenvolvimento sustentável. O Aquasat 2025 mostra que regiões como o norte de África e a… The post É CADA VEZ MAIOR A ESCASSEZ DE ÁGUA DOCE EM ÁFRICA appeared first on Jornal Folha 8.
Sob o governo de Bashar al-Assad, a Síria realizava uma produção em escala industrial do estimulante captagon; desde a queda do ex-presidente, 15 laboratórios foram desmontados; comprimidos com anfetaminas e outros aditivos tem sido usado por combatentes para aumentar desempenho em campos de batalha. mercado da droga sintética conhecida como captagon mudou drasticamente desde Dezembro de 2024, com a interrupção da fabricação em escala industrial na Síria, após a queda do regime do ex-presidente Bashar al-Assad. De acordo com um novo relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e… The post DROGA SINTÉTICA TROCA A SÍRIA POR PAÍSES VIZINHOS appeared first on Jornal Folha 8.
Recentemente chegou ao Ministério Público (MP) português um pedido de colaboração judicial das autoridades angolanas que causou estupefação. Ao abrigo do regime de colaboração internacional e dos acordos de cooperação entre os dois países na área da justiça, Angola solicitou um conjunto de informações sobre um determinado alvo (que aqui não revelo) que está a ser investigado em Luanda por suspeitas de burla, entre outros crimes. Mas, afinal, como é que um pedido corriqueiro de ajuda internacional de um país de língua oficial portuguesa causou tanta surpresa? Por António José… The post PORTUGAL E ANGOLA ESTÃO NUMA RELAÇÃO, SÓ NÃO SE SABE QUAL É appeared first on Jornal Folha 8.
Os arautos da mentira, não desistem. Nem mesmo vendo o contínuo afundar da nau. 50 anos depois, o regime persegue o mesmo destino do Titanic. E, de atacado, arrasta terceiros de boa-fé. Por William Tonet bússola ideológica, tem o ponteiro fixado no pipeline de petróleo público, desviado para alimentar bolsos privados, partidocratamente, identificáveis. Amanhã, poderão vir a ser, criminalmente, imputáveis com penas insusceptíveis de amnistia. Isso por os cofres do Estado continuarem, programadamente, a ser saqueados pelo colarinho vermelho, preto e amarelo, colocando-os na linha vermelha. Delapidados. Vão atingir, o… The post MENTIR É UM DANTESCO DEVER REVOLUCIONÁRIO appeared first on Jornal Folha 8.
O bolo-rei, originário da doçaria portuguesa, é já uma tradição em Angola, onde a iguaria ganha “um toque especial” por ser feito por angolanos, diz à Lusa o director do principal confeccionador e distribuidor deste produto no país. avid Miranda, director da indústria de padaria e pastelaria do grupo United Investimentos, localizada no município de Viana, arredores de Luanda, refere que já há alguns anos disponibilizam para o mercado uma gama de Natal, composta por bolo-rei, bolo-rainha, bolo-rei escangalhado e bolo-rei de chocolate. Com 226 colaboradores angolanos, a fábrica, onde… The post NATAL, BOLO-MPLA E A FOME DO POVO appeared first on Jornal Folha 8.
Não fosse, mas afinal é, o triste facto de 50 anos depois o nosso povo continuar a passar fome, continuar a ser gerado com fome, continuar a nascer com fome e a morrer pouco depois com fome… se calhar o Natal faria algum sentido. No entanto, os que têm, pelo menos, três refeições por dia vão ter, certamente, um bom Natal. Quanto aos milhões que nem um prato de pirão têm, para esses talvez haja em 2026 um outro Natal. Boas Festas Presidente João Lourenço. Equipa do Folha 8 The post BOM NATAL PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO! appeared first on Jornal Folha 8.
Não fosse, mas afinal é, o triste facto de 50 anos depois o nosso povo continuar a passar fome, continuar a ser gerado com fome, continuar a nascer com fome e a morrer pouco depois com fome… se calhar essa coisa que celebra o nascimento de alguém que nada diz aos angolanos, aos africanos (Cristo) faria algum sentido. No entanto, os que têm, pelo menos, três refeições por dia vão ter, certamente, um bom Natal. Quanto aos milhões que nem um prato de pirão têm… Por Orlando Castro MPLA, partido… The post ALGOZARIA MADE IN MPLA appeared first on Jornal Folha 8.
A vandalização de uma torre de alta tensão em Angola deixou sem electricidade 300 mil famílias nas províncias do Cuanza Sul e Benguela, com prejuízos de 50 milhões de dólares (45,2 milhões de euros), avançou hoje o Governo. acto de vandalismo foi registado terça-feira no Cuanza Sul e foi causado pela remoção de parafusos e cantoneiras da referida infra-estrutura. Em declarações à imprensa, o ministro da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges, lamentou o sucedido, frisando que centenas de milhares de famílias nestas duas regiões estão sem energia… The post VANDALISMO DEIXA SEM ELECTRICIDADE MILHARES DE CASAS appeared first on Jornal Folha 8.
Mais de 470 crianças morreram por desnutrição (fome em português) este ano na província angolana do Huambo, essencialmente causada pelo desmame precoce, divulgaram as autoridades sanitárias locais. Recorde-se que o Huambo foi conhecido como o celeiro de Angola devido à sua terra fértil, que permite a produção de todas as culturas agrícolas, para além de ter vastos recursos minerais como manganês, diamantes e ouro. s dados avançados pela supervisora local do Programa de Nutrição, citada pela ANGOP, agência noticiosa angolana, indicam que desde Janeiro morreram desnutridas 476 crianças, na maioria… The post CENTENAS DE CRIANÇAS MORREM À FOME NO HUAMBO appeared first on Jornal Folha 8.
Apenas seis meses depois da sua inauguração em Junho deste ano, o Centro Médico Africano de Excelência (AMCE) em Abuja (Nigéria) está a redefinir os cuidados médicos de primeira classe na África Ocidental, alcançando dois marcos clínicos inovadores. O centro médico de nível terciário de classe mundial desenvolvido pelo Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) em parceria com o King’s College Hospital de Londres, o AMCE concluiu com sucesso a sua primeira cirurgia de coração aberto – uma complexa cirurgia de revascularização do miocárdio (CABG) e realizou a primeira… The post CENTRO MÉDICO DE ABUJA FAZ HISTÓRIA appeared first on Jornal Folha 8.
Em Mbandaka, os últimos meses foram muito difíceis para os profissionais de saúde do centro Mama wa Elikya. Face à epidemia do vírus mpox (anteriormente conhecido como varíola dos macacos), que se propagava cada vez mais nesta capital da província do Equador (República Democrática do Congo), os profissionais de saúde trabalharam num clima de medo e incerteza, temendo cada nova admissão nos seus serviços. onique Mulo Itala, enfermeira especialista do centro de saúde, estava na linha da frente. Tal como os seus colegas, esta mulher de 50 anos, casada e… The post A RESPOSTA QUE DERROTOU O VÍRUS DOS MACACOS appeared first on Jornal Folha 8.
As cadeias das províncias angolanas de Benguela, Cunene e Bengo têm as maiores taxas de prevalência de VIH/Sida, hepatite B e C e sífilis, segundo o Inquérito Integrado Biológico e Comportamental agora divulgado. inquérito, segundo a Rádio Nacional de Angola, foi realizado pelos ministérios da Saúde e do Interior, tendo abrangido 17 prisões de nove províncias, com testes a mais de 2.000 reclusos entre os 18 e 25 anos. Segundo a coordenadora do inquérito, Maria Marques, no estudo conclui-se existir no cômputo geral das nove províncias uma taxa de 13,4%… The post SIDA, HEPATITE E SÍFILIS DOMINAM AS CADEIAS appeared first on Jornal Folha 8.
A ministra da Educação de Angola disse hoje que o Governo prevê contratar mais seis mil professores em 2026 e que tem como prioridade concluir os projetos já iniciados. Em “complemento” à afirmação de Luísa Grilo é caso para recordar que o ministro da Cultura (também de Angola), Filipe Zau afirmou que o reino MPLA tem 4 mil professores que não sabem ler. Se a esses se somar os que sabem ler e escrever mas não lêem nem escrevem, talvez se perceba como é que o partido do general João… The post SEIS POR MEIA DÚZIA. MAIS SEIS MIL PROFESSORES EM 2026 appeared first on Jornal Folha 8.
Tito Gomes Fernandes (foto), um colaborador próximo do ex-presidente da Guiné-Bissau Sissoco Embaló detido no domingo, 14 de Dezembro, em Lisboa por suspeita de contrabando e branqueamento foi libertado sem ir a tribunal, indicou esta segunda-feira fonte da Polícia Judiciária (PJ). O suspeito transportava na bagagem cerca de cinco milhões de euros em numerário. o domingo, a PJ tinha informado que o cidadão estrangeiro, que não identificou, iria ser interrogado por um juiz para aplicação de medidas de coação, o que acabou por não acontecer, uma vez que crime principal… The post COLABORADOR DE EMBALÓ COM CINCO MIÇHÕES DE EUROS NA… MALA appeared first on Jornal Folha 8.
Angola encontra-se num momento decisivo da sua trajectória económica. Durante muito tempo dependente das receitas petrolíferas, o país procura activamente estratégias de diversificação capazes de gerar um crescimento mais resiliente e inclusivo. Poucos sectores oferecem uma combinação tão forte de potencial económico, social e ambiental como o domínio marítimo de Angola. Por Christopher Burke (*) om uma linha costeira de 1.650 quilómetros e uma Zona Económica Exclusiva de aproximadamente 330.000 quilómetros quadrados, Angola possui um dos ambientes marinhos mais ricos do Atlântico Sul. A ambição estratégica já não é a… The post A CONTRIBUIÇÃO DO JAPÃO PARA A ECONOMIA AZUL DE ANGOLA appeared first on Jornal Folha 8.
“O Presidente da República, João Lourenço, conseguiu popularidade interna e credibilidade internacional, num ano à frente do Estado angolano, reconheceu, em Agosto de 2018”, o então comentador televisivo e hoje candidato a Presidente da República portuguesa, Luís Marques Mendes, escreveu a ANGOP. É caso, segundo os acólitos do MPLA, para afirmar: “Se Marques Mendes o diz…” Por Orlando Castro a altura, o analista português, ex-presidente do PSD (partido com enormes afinidades bajuladoras com o MPLA), e agora candidato presidencial disse sobre João Lourenço, que “a popularidade dá-lhe poder e a… The post MPLA APOIA MARQUES MENDES appeared first on Jornal Folha 8.
Há momentos na história de um país em que já não basta sussurrar, dialogar com prudência ou usar metáforas para evitar desconfortos. Há momentos em que é preciso dizer claramente: a sociedade angolana está presa num ciclo de autossabotagem moral, política, cultural e económica, e fingir que está tudo bem é participar da própria decadência. Por: Adão Xirimbimbi “AGX” (*) omo é possível que um povo comprovadamente tão rico em espírito aceite viver tão pobre em consciência? Angola sofre de uma doença silenciosa, a abdicação do pensamento crítico. A modernidade… The post A FRAGMENTAÇÃO DE UMA SOCIEDADE EM DECADÊNCIA MORAL appeared first on Jornal Folha 8.
O general João Lourenço, líder do MPLA e por inerência (sem eleição) Presidente da República, disse hoje que os militantes do seu partido (que apenas está no Poder há… 50 anos) que manifestam intenção de se candidatarem à presidência desta organização política, só querem “barulho, confusão e distracção”. Se alguém, por deficiência mental, tivesse dúvidas sobre a democraticidade do MPLA ficou esclarecido. general João Lourenço que, recorde-se, de 1978 a 1982 recebeu na então União Soviética formação militar, tendo-se especializado em artilharia pesada, sendo que na URSS obteve igualmente o… The post SÓ EU SEI QUEM (SE FOR O CASO) ME VAI SUBSTITUIR appeared first on Jornal Folha 8.
O consórcio liderado pela Corporación América Airports (CAAP), que integra a Mota-Engil Engenharia e Construção África S.A., vai gerir por 25 anos o novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), anunciou o Governo (MPLA) angolano. João Paulo Batalha, vice-presidente da Frente Cívica, diz que «quem decide as infraestruturas em Portugal não é o Ministério das ditas. Quem manda é a Mota-Engil.» egundo o Ministério dos Transportes de Angola, a concessão do direito de exploração, gestão e manutenção do AIAAN foi adjudicado ao referido consórcio em processo conduzido pela tutela no… The post MOTA-ENGIL ESTÁ EM TODAS appeared first on Jornal Folha 8.
A UNICEF alertou hoje que mais de 200 milhões de crianças precisarão de ajuda humanitária em 2026 em 133 países e territórios, e solicitou 6.580 milhões de euros para prestar apoio urgente a 73 milhões de menores. o relatório Acção Humanitária para a Infância, apresentado em Madrid, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) sublinhou que o aumento dos conflitos, o agravamento da fome, os cortes no financiamento a nível mundial e o colapso dos serviços básicos estão a levar as necessidades humanitárias da infância a níveis extremos… The post MAIS DE 200 MILHÕES DE CRIANÇAS NECESSITARÃO DE AJUDA EM 2026 appeared first on Jornal Folha 8.
O MPLA, partido no poder em Angola desde 1975, assinalou hoje o 69.º aniversário com a inauguração de uma nova sede em Luanda, numa cerimónia que simboliza também a renovação, segundo a vice-presidente Mara Quiosa. Vinte milhões de pobres aplaudiram a iniciativa e parabenizaram o partido do maior genocida angolano, António Agostinho Neto. Por Orlando Castro ntes do corte da fita, pelas mãos do presidente do partido e, por inerência desse cargo, Presidente da República, general João Lourenço, militantes e dirigentes concentraram-se esta manhã em frente ao edifício, numa celebração… The post CANIBAIS INAUGURAM NOVA SEDE appeared first on Jornal Folha 8.
O general João Lourenço, líder do MPLA e por isso também Presidente da República, defendeu hoje que múltiplas candidaturas à liderança no próximo congresso “não beliscam a harmonia” do partido, escusando-se a falar sobre o futuro candidato às eleições de 2027, mas garantindo que apenas um nome será apresentado. general João Lourenço, também Presidente de Angola, não eleito e que ocupa o cargo por ser Presidente do MPLA, falava aos jornalistas após inaugurar a nova sede nacional do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), acto integrado nas comemorações do… The post DAQUI NÃO SAIO, DAQUI NINGUÉM ME TIRA appeared first on Jornal Folha 8.
Desmatamento no Brasil, redução da pesca em Portugal e aumento da frequência de ciclones em Moçambique são exemplos de como modelo de desenvolvimento actual causa cada vez mais mortes e prejuízos económicos. Relatório do Pnuma defende transformações que podem gerar ganhos de até US$ 20 triliões. Por Felipe de Carvalho (*) 7ª edição do relatório Visão Global do Meio Ambiente, produzida por 287 cientistas, de 82 países, revela que o modelo de desenvolvimento actual está sobrecarregando o planeta, as pessoas e as economias. O estudo lançado agora pelo Programa das… The post DEGRADAÇÃO AMBIENTAL ATINGE PAÍSES LUSÓFONOS appeared first on Jornal Folha 8.
Sim, o destino de Cabinda ainda não está selado, porque a chama da resistência continua a arder e apesar da forte repressão de João Sabota Lourenço e do seu MPLA, porque a FLEC (nas suas várias facções) continua as suas acções militares, e os activistas civis continuam a expressar-se (correndo o risco de serem presos), demonstrando que o desejo de autodeterminação ainda não se extinguiu. Por Osvaldo Franque Buela (*) conflito de Cabinda não está resolvido; encontra-se apenas congelado e contido pela força do regime comunista e autoritário angolano, e… The post CABINDA. A MISSA AINDA NÃO FOI DITA MAS…. appeared first on Jornal Folha 8.
A inflação em Angola desacelerou para 16,56% em Novembro deste ano, o valor mais baixo dos últimos dois anos, prolongando a trajectória descendente do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) para 16 meses consecutivos. egundo a nota do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgada, esta taxa representa uma desaceleração de 0,87 pontos percentuais face a Outubro (17,43%) e uma queda de 11,85 pontos percentuais em comparação com Novembro de 2024 (28,41%). Este é o nível mais baixo registado desde Novembro de 2023, mês em que a inflação se… The post INFLAÇÃO DESACELERA PARA 16,56% appeared first on Jornal Folha 8.
O presidente da Assembleia Nacional do MPLA (Angola), Adão de Almeida, alertou hoje para a influência nociva de rituais religiosos praticados por “certas seitas” na estabilidade das famílias, apelando a uma reflexão urgente sobre os fenómenos religiosos, em particular a feitiçaria. Sim. Tem razão. Em Angola, há 50 anos, seita há só uma, a do MPLA e mais nenhuma. urante a sua intervenção no Congresso Internacional de Direito da Família, Adão de Almeida defendeu a necessidade de rever o actual Código da Família, à luz de “novos fenómenos culturais” e… The post SEITA HÁ SÓ UMA, O MPLA E MAIS NENHUMA appeared first on Jornal Folha 8.
O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) e a Gemcorp Capital anunciaram hoje a criação de um novo fundo pan-africano de 500 milhões de dólares (465 milhões de euros) para investimento em infra-estruturas no continente. egundo um comunicado conjunto, o Fundo terá como objectivo disponibilizar soluções de capital flexível orientadas para investimentos em infraestruturas africanas. O investimento inicial será de 50 milhões de dólares (46,5 milhões de euros) pelo FSDEA, podendo aumentar até 200 milhões de dólares (186 milhões de euros). Já o Grupo Gemcorp contribuirá com até 50 milhões de… The post FUNDO SOBERANO DE ANGOLA E GEMCORP LANÇAM NOVO FUNDO appeared first on Jornal Folha 8.
O sistema fiscal angolano começa a aplicar a facturação eletrónica a partir de 1 de Janeiro de 2026, anunciou hoje José Leiria, presidente da Administração Geral Tributária (AGT), garantindo que o mecanismo garante maior clareza, transferência e a automatização do relato financeiro contabilístico. egundo José Leiria, a facturação electrónica inicialmente passará a ser obrigatória para os grandes contribuintes e os fornecedores do Estado e que o período transitório, que decorreu entre Setembro e Dezembro de 2025, não será prorrogado. “A facturação electrónica teria sido implementada a partir de 22 de… The post FACTURAÇÃO ELECTRÓNICA COMEÇA DIA 1 (NÃO INCLUI OS 20 MILHÕES DE POBRES) appeared first on Jornal Folha 8.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) condenou hoje um líder de uma milícia sudanesa a 20 anos de prisão por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos durante a guerra civil na região do Darfur, há 20 anos. No caso de África dir-se-ia que o Ocidente vende as armas, os africanos matam-se e o TPI condena os… africanos! li Mohamed Ali Abd-Al-Rahman, também conhecido pelo seu nome de guerra Ali Kosheib, foi em Outubro considerado culpado de múltiplos crimes, incluindo violação, homicídio e tortura, perpetrados no Darfur entre 2003… The post PARA QUANDO UM TPI PARA OS FABRICANTES DE ARMAS? appeared first on Jornal Folha 8.
1- O declínio estrutural da Sonangol. A Sonangol atravessa um processo de declínio que não pode ser explicado apenas por conjunturas desfavoráveis, como a pandemia ou a volatilidade dos preços internacionais do petróleo. O que se observa é uma erosão estrutural, resultante da fragilidade institucional e da sua incapacidade em aumentar a produção petrolífera. Por Rui Verde (*) o mesmo tempo, os investimentos fora do petróleo — em saúde, transportes, telecomunicações ou imobiliário — revelaram-se insustentáveis, acumulando centenas de milhões de dólares em prejuízos e funcionando como um peso crónico… The post REFORMAS PARA A INVERSÃO DO DECLÍNIO DA SONANGOL appeared first on Jornal Folha 8.
O porta-voz do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no Poder há “apenas” 50 anos), Esteves Hilário, comparou hoje o descontentamento dos angolanos ao desconforto de “viver numa casa em obras”, garantindo que o partido está atento aos sinais da população e empenhado em melhorar a sua acção. De facto, adaptando a tese do Presidente de seita, João Lourenço, o MPLA matou e destruir mais em 50 anos do que os portugueses em 500. Por Orlando Castro steves Hilário falava (sim, conforma-se, ele fala) em conferência de imprensa em… The post TER O CÉREBRO NO INTESTINO GROSSO DÁ NISSO appeared first on Jornal Folha 8.
A liderança do MPLA mostra, publicamente, não ser preciso desenhar a lógica rocambolesca e camaleónica de piscar à direita, mas virar à esquerda. Textualizar democracia e praticar autocracia, não confere o estatuto de democrata, mas de ditadura. Por William Tonet s votos legítimos não são bastantes para a alternância, por a força do fúsil, impor a continuidade na lógica dantesca de mudar, o que nada muda(rá)… Em 2027, com base no acervo das duas anteriores batotas eleitorais (2012-2017; 2017-2022), competirá aos novos eleitores, maioritariamente jovens, despidos dos estilhaços das guerras,… The post EXTERMINADORES DO PRESENTE ASSASSINAM FUTURO COLECTIVO appeared first on Jornal Folha 8.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) recomendaram esta sexta-feira aos chefes de Estado a suspensão temporária da Guiné-Bissau da organização, no seguimento do golpe de Estado no país. m comunicado referem que “o Conselho de Ministros recomenda a suspensão temporária da Guiné-Bissau, a ser decidida na Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, e a transferência da presidência pro tempore da organização para outro Estado-Membro”, acrescentando que é “com profunda preocupação que acompanham a situação política e institucional na Guiné-Bissau,… The post CPLP RECOMENDA SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DA GUINÉ-BISSAU appeared first on Jornal Folha 8.