Em tempo de pandemia: Há álcool para “malucos”
newsare.net
O relógio indicava que o dia chegava ao fimEm tempo de pandemia: Há álcool para “malucos”
O relógio indicava que o dia chegava ao fim Read more
O relógio indicava que o dia chegava ao fim Read more
Hoje explicam-me que para ser mesmo angolano (apesar de branco) deveria ter casado com uma angolana (entenda-se negra) e não com uma portuguesa (entenda-se branca). Fiquei assim a saber que não existem angolanas brancas nem portuguesas negras. É uma tese brilhante. Até porque a minha mulher era branca, nasceu e cresceu em Nova Lisboa (Huambo), bem perto da “Casa Branca” de Jonas Savimbi. Por Orlando Castro o dia 7 de Dezembro de 2023, na Casa de Angola, em Lisboa, na apresentação do meu livro “Eu e a UNITA”, William Tonet… The post ANGOLANO NÃO CASA COM BRANCA? appeared first on Jornal Folha 8.
Em Setembro de 2017, o então vice-presidente da UNITA – Raúl Danda – afirmou que existia uma relação de verdadeira dependência de Portugal em relação ao MPLA e que isso “não era bom”. Oito anos depois a afirmação continua válida. Por Orlando Castro m entrevista à Lusa, Raúl Danda disse: “O facto de lá para trás Portugal ter colonizado Angola não devia fazer com que se jogasse um papel mais ou menos inverso, que é o que eu observo. Se surge um órgão de comunicação social a falar de um… The post EM MEMÓRIA DE RAÚL DANDA appeared first on Jornal Folha 8.
O angolano (Huambo) Cláudio da Silva foi o grande vencedor da décima edição do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, com o livro “Boi”. O anúncio ocorreu no dia 5 de Maio – Dia Mundial da Língua Portuguesa – no Palácio Galveias, em Lisboa, e no âmbito do Festival Literário de Lisboa – 5L. e destacar que o júri atribuiu, também, uma menção honrosa à obra “Depois que Deus morreu”, uma novela-ensaio da autoria de Carla Pereira. O evento contou com as intervenções da… The post ANGOLANO (HUAMBO) CLÁUDIO DA SILVA VENCE PRÉMIO LITERÁRIO appeared first on Jornal Folha 8.
O presidente da UNITA (oposição) disse que a suspensão do debate sobre o pacote legislativo eleitoral angolano indica que Angola “está a se aproximar de uma ditadura” e convidou os cidadãos a gritar bem alto pela paz. “São indicadores claros de que estamos a nos aproximar de uma ditadura e nós precisamos de gritar bem alto ‘liberdade’, gritar bem alto ‘paz para todos'”, afirmou o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, quando questionado pela Lusa sobre a suspensão do referido debate por ordem do Tribunal da Relação de Luanda. Falando… The post UNITA DIZ QUE O MPLA APROXIMA ANGOLA DA DITADURA appeared first on Jornal Folha 8.
Dezenas de deputados, militantes e simpatizantes da UNITA (oposição) concentraram-se esta noite em vigília, frente às instalações da rádio pública angolana em Luanda, “exigindo” liberdade de imprensa e transparência eleitoral, e lamentaram tentativas de impedimentos da polícia. vigília “pela liberdade de imprensa e transparência eleitoral” foi uma iniciativa do grupo parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA, maior partido na oposição) no âmbito das celebrações do 8 de Maio, Dia do Deputado da UNITA. Trajados de camisolas brancas, velas acesas nas mãos e com cartazes com… The post NO REINO DO MPLA OS ESCRAVOS NÃO TÊM DIREITOS appeared first on Jornal Folha 8.
Participantes no debate sobre o pacote legislativo eleitoral angolano que o Tribunal da Relação de Luanda inviabilizou consideraram “uma aberração o que aconteceu”, estranhando a celeridade para impedir o evento, promovido pela Ordem dos Advogados de Angola (OAA). m causa está um acórdão do Tribunal da Relação de Luanda para impedir a realização, pela OAA, de um “diálogo nacional sobre o pacote legislativo eleitoral”, agendado para hoje e que pretendia fomentar a reflexão, com diversos segmentos da sociedade civil, sobre as propostas que estão em apreciação na Assembleia Nacional. Em… The post E ASSIM VAI O REINO DITATORIAL DO MPLA appeared first on Jornal Folha 8.
A União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP) repudiou hoje o cancelamento de uma iniciativa promovida pela Ordem dos Advogados de Angola para debater o pacote eleitoral, classificando a decisão do Tribunal da Relação de Luanda como uma “ingerência inaceitável”. uma nota a que a Lusa teve acesso, a UALP manifesta “profunda preocupação e indignação” com a decisão de suspender o evento “Diálogo Nacional sobre o Processo Legislativo Eleitoral”, que considera ter um “carácter judicialmente preventivo e limitador” e configurar uma “ingerência inaceitável na esfera de autonomia e liberdade institucional… The post UALP REPUDIA “INGERÊNCIA INACEITÁVEL” DO MPLA appeared first on Jornal Folha 8.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje que Angola está numa posição estratégica para captar os 500 milhões de dólares (441 milhões de euros) disponíveis no Fundo Pandémico para melhorar o sistema nacional de saúde pública. Em comunicado, a OMS referiu que o Fundo Pandémico tem disponíveis 500 milhões de dólares e Angola “posiciona-se estrategicamente” para captar recursos que “transformarão o sistema nacional de saúde pública”, com foco na prevenção, detecção precoce e resposta eficaz a emergências sanitárias. De acordo com a OMS, esta semana ficaram definidas as principais… The post OMS TEM 500 MILHÕES DE DÓLARES DISPONÍVEIS appeared first on Jornal Folha 8.
O Caminho de Ferro de Luanda (CFL) retoma, a partir de quinta-feira, a circulação de comboios de passageiros e carga entre Luanda e Luinha, província do Cuanza Norte, interrompida devido ao surto de cólera, foi hoje anunciado. Segundo um comunicado do CFL, o comboio vai partir da estação dos Musseques (Luanda), às 06:00 de quinta-feira, servindo as estações do Zenza do Itombe, Ndalawi (Beira Alta), Múria e Luinha, e regressa do Luinha na sexta-feira às 07:00. Em Março, pelo menos 16 pessoas morreram nesta localidade angolana do Cuanza Norte num… The post CFL RETOMA CIRCULAÇÃO PARA LUINHA appeared first on Jornal Folha 8.
O primeiro filme musical angolano, “As Aventuras do Angosat”, vai ter a sua estreia mundial a 18 de Maio no Festival de Cinema Africano de Nova Iorque e chega a Portugal e Angola em Junho. O ponto de partida desta “ópera hip hop”, como a descreve o seu criador, Isis Hembe, foi o lançamento em 2017 do primeiro satélite de Angola – o Angosat – que desapareceu no espaço. sis Hembe encarna no filme a personagem Man Ré, um cientista angolano que “vai para o espaço à procura de vida… The post ANGOSAT INSPIRA PRIMEIRO FILME MUSICAL ANGOLANO appeared first on Jornal Folha 8.
A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) prevê que até ao final do ano cerca de metade das deslocações forçadas em todo o mundo ocorram em África, com grandes crises humanitárias a contribuírem para esta realidade. ACNUR indica que “o continente africano enfrenta uma das suas maiores crises humanitárias em décadas, com mais de 71 milhões de pessoas forçadas a fugir e a abandonar os seus lares até ao final de 2025”. A República Democrática do Congo (RD Congo) e o Sudão são os dois países onde a situação… The post METADE DAS DESLOCAÇÕES FORÇADAS ACONTECEM EM… ÁFRICA appeared first on Jornal Folha 8.
Moçambique vai acolher, de 6 a 10 de Junho, o segundo congresso dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, dando ênfase à relação do poeta português com o oceano Índico e o território moçambicano, foi hoje anunciado. m conferência de imprensa, a organização, que inclui as universidades Eduardo Mondlane (UEM) e Politécnica, de Moçambique, e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, em coordenação com a Rede Camões em África e Ásia, afirmou que o congresso, dedicado à discussão da obra e legado de Camões, arranca no… The post SEGUNDO CONGRESSO SOBRE 500 ANOS DE CAMÕES SERÁ EM MOÇAMBIQUE appeared first on Jornal Folha 8.
O indiano Prahlad Jani, um eremita que afirmava ter estado 80 anos sem comer nem beber, morreu em 2020, aos 90 anos, sem ter cumprido o seu maior sonho: presenciar a tese do MPLA que continua a ensinar o povo a viver sem comer. Por Orlando Castro estre em ioga, Jani foi uma lenda na Índia e tudo indicava que, pela mão de João Lourenço, iria ensinar o seu método aos angolanos de modo a que, de uma vez por todas, o Folha 8 pare de azucrinar o MPLA dizendo… The post TRUNFO ELEITORAL DO MPLA appeared first on Jornal Folha 8.
A diminuição das receitas petrolíferas no OGE e a necessidade de financiamento do Estado. Seguindo as orientações do Fundo Monetário Internacional (FMI), o governo angolano está a retirar gradualmente os subsídios aos combustíveis. O FMI defende essa posição porque acredita que essa medida vai gerar poupanças significativas para o governo e melhorar a sustentabilidade fiscal do Estado, uma vez que os subsídios aos combustíveis representam um custo elevado para o Orçamento Geral do Estado (OGE), tendo chegado a 9,1 biliões de kwanzas entre 2021 e 2024. Além disso, há preocupações… The post A RETIRADA DOS SUBSÍDIOS AOS COMBUSTÍVEIS appeared first on Jornal Folha 8.
Empresários angolanos aplaudiram hoje a medida que suspende o licenciamento da importação de farinhas de trigo e de milho, óleos refinados e outros produtos, considerando que a iniciativa governamental deve fomentar a produção interna e a produtividade. ara o presidente da Associação das Indústrias de Panificação e Pastelarias de Angola (AIPPA), Gilberto Simão, a medida “é de louvar” por reflectir “nacionalismo e patriotismo”. Em declarações à Lusa, Gilberto Simão, que elogiou o Presidente da República pela iniciativa e o ministro da Indústria e do Comércio pela “coragem”, considerou que a… The post SUSPENDER IMPORTAÇÕES PARA FOMENTAR A PRODUÇÃO INTERNA appeared first on Jornal Folha 8.
Seis dos nove membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) subiram no ‘ranking’ de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, com Portugal a manter-se na categoria mais elevada e Guiné-Bissau e Moçambique na mais baixa. Angola, que passou da 150.ª posição para a 148.ª. s dados constam no Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que dá conta que, entre os países lusófonos, apenas Cabo Verde desceu na classificação de IDH, passando da posição 131 para a 135, numa… The post GRAÇAS AO MPLA, É SÓ A SUBIR (DE 150 PARA 148) appeared first on Jornal Folha 8.
O destino que se impõe a um povo acaba sempre por vingar-se, pois ao fugir do diálogo, ao matar a esperança dos povos, ao minar a resolução pacífica do conflito em Cabinda, João Lourenço e o MPLA afirmam saber para onde vão, mas todos os angolanos vêem que o país não vai a lado nenhum, mas sobretudo à deriva. Por Osvaldo Franque Buela (*) om João Lourenço e no início do seu consulado, todos nós acreditávamos que finalmente um grande destino aguardava Angola… mas rapidamente percebemos que este destino nem… The post DIÁLOGO, PAZ E ESPERANÇA? PARA JOÃO LOURENÇO… NÃO! appeared first on Jornal Folha 8.
24 de Novembro de 2018. Luís Montenegro já frequentava os prostíbulos políticos de Lisboa. A conferência de imprensa, em Lisboa, do Presidente João Lourenço, foi interrompida por uma órfã dos massacres, ou genocídio, do 27 de Maio de 1977, que tentava recitar um poema em memória dos pais, vítima dos massacres ordenados por Agostinho Neto, o único herói nacional permitido pelo MPLA, e que foi homenageado em 2024 pelo primeiro-ministro do reino… lusitano. Por Orlando Castro s ideólogos do regime do MPLA e os políticos portugueses entendem, em grande parte… The post LUÍS MONTENEGRO & Cª, TENHAM VERGONHA! appeared first on Jornal Folha 8.
A putrefacção mental campeia e destapa a cada estrofe (da pauta do regime) a estreita ligação com o intestino grosso, quando em causa está a necessidade de uma actuação higiénica. Foi assim (25.04). É assim. Todas as vezes, desde 1975, quando se exige exaltação republicana, o MPLA abalroa a constituição e as leis. Por William Tonet opção partidocrata (ditatorial), confunde alhos com bugalhos, ao condenar, “as visitas realizadas por deputados da UNITA a instituições públicas”, exigindo-lhes a prévia autorização, mas sem qualquer fundamentação legal. Aberração! A presidente da Assembleia Nacional,… The post BOÇALIDADE IDEOLÓGICA DOMINA INSTITUIÇÕES appeared first on Jornal Folha 8.
O Estado-Maior das Forças Armadas Cabindesas (FAC) anunciou hoje o reinício dos combates entre o movimento independentista e as Forças Armadas Angolanas (FAA), referindo a morte de sete militares e onze civis, dos quais dois em território congolês. m comunicado, assinado pelo tenente-general João Cruz Mavinga Lúcifer, chefe da Direcção das Forças Especiais das FAC, o grupo refere que morreram durante o ataque inicial, lançado hoje às 04:00, contra uma posição das Forças Armadas Cabindesas (FAC) na aldeia de Kimbanza-Vingi, em Necuto, quatro militares das FAC e nove civis. Os… The post GUERRA REGRESSOU A CABINDA appeared first on Jornal Folha 8.
Médicos solidários levaram aos albinos do Bié “conforto e carinho” numa acção que permitiu diagnosticar casos de cancro de pele e outros problemas de saúde que atingem este grupo de pessoas, ainda alvo de preconceitos e discriminação. ais de uma centena de crianças e adultos do município do Andulo, província do Bié, beneficiaram de consultas, tendo sido diagnosticados 12 casos de cancro da pele, a principal patologia que afecta estes cidadãos, segundo a médica especialista Regiane Silva. A médica brasileira de clínica geral trabalha há 20 anos com pessoas albinas… The post ALBINOS (ÀS VEZES) TAMBÉM SÃO GENTE appeared first on Jornal Folha 8.
A liberdade mundial de imprensa está numa situação crítica, com o indicador económico sob pressão e no nível mais baixo da sua história, alertou hoje a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF). o relatório anual, hoje divulgado, a RSF indicou que o Índice de Liberdade de Imprensa atingiu, em 2024, um nível crítico sem precedentes e alerta que o declínio continua em 2025, pelo que o estado global da liberdade de imprensa é agora classificado como “situação difícil”. De acordo com a RSF, grande parte da situação deve-se “à concentração da… The post LIBERDADE DE IMPRENSA EM SITUAÇÃO CRÍTICA appeared first on Jornal Folha 8.
A taxa de inflação em Angola fixou-se em 27,5% no final de 2024, com a província de Luanda a representar 70% da variação anual do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN), segundo o relatório anual do Banco Nacional de Angola (BNA). e acordo com o documento, a inflação registou um pico de 31,09% em Julho, antes de desacelerar progressivamente, fixando-se nos 27,5% no final do ano, sendo os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, bens e serviços diversos e a saúde as categorias que mais contribuíram para a subida… The post GRAÇAS AO GENERAL A INFLAÇÃO SÓ FOI DE 27,5% EM 2024 appeared first on Jornal Folha 8.
Hoje apenas resta a lembrança de um dia que era, mas já não é, dos trabalhadores. Hoje a mágica de um adjectivo sublime é pronunciado em sílabas descontínuas: TRAESCRAVO! Por William Tonet ma transformação épica do mal, levada a cabo por quem se dizia libertador e revolucionário, mas alcandorado no poder, hibernou rapidamente, para as piscinas latifundiárias, discriminatórias, injustas, genocidas e corruptas… O ex-tra(balhador)escravo, com salário intermitente é coisificado, fundamentalmente o operário, por ausência de local de trabalho, transformado em FáZém (fábricas viradas armazéns), impedidas de produzir e transformar as… The post UM DIA SILÁBICO DISTANTE DO SIGNIFICADO COMPOSTO DE TRABALHADOR appeared first on Jornal Folha 8.
Marcelina, licenciada há cinco anos, vende molina – sobremesa de mandioca – de esquina em esquina, nos subúrbios de Maputo, para sustentar a família, tal como milhares de graduados moçambicanos que se reinventam face à falta de emprego. É, também assim, no reino da Frelimo, o irmão gémeo do MPLA. Ambos no Poder desde a independência. nquanto as portas do mercado de emprego continuam fechadas, Marcelina Chipanga, 38 anos, formada em administração entre 2014 e 2019, percorre as ruelas de Mali – bairro periférico da província de Maputo – na… The post FRELIMO E MPLA, SEITAS GÉMEAS EM QUE SÓ AS MOSCAS SÃO DIFERENTES appeared first on Jornal Folha 8.
Angola gastou 662 milhões de dólares (582 milhões de euros) com a importação de combustíveis no primeiro trimestre de 2025, tendo importado 73%, menos do que no último trimestre de 2024, segundo dados oficiais hoje divulgados. s dados referentes ao sector dos derivados do petróleo, referentes aos primeiros três meses do ano, foram apresentados hoje, em Luanda, pelo director geral do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP) angolano, Luís Fernandes. Neste período, o país adquiriu para comercialização 1.147.248 toneladas métricas (TM), das quais cerca de 55,8% correspondem a gasolina,… The post ATÉ MARÇO, 662 MILHÕES DE DÓLARES PARA IMPORTAR COMBUSTÍVEIS appeared first on Jornal Folha 8.
A cólera continua a propagar-se em Angola, tendo sido registados nas últimas 24 horas mais 337 casos e sete óbitos, mantendo-se a província de Benguela como o epicentro da doença, que está espalhada por 17 das 21 províncias angolanas. Dos 337 casos de cólera, 132 foram reportados na província de Benguela, seguida do Cuanza Sul (70), Luanda (50), Malanje (41), Cuanza Norte (19), Huíla (9), Bengo (6), Namibe (5), Icolo e Bengo (4) e Huambo (1). Neste período, morreram sete pessoas e estão internadas outras 638 com cólera. Desde o… The post CÓLERA CONTINUA A ACELERAR NO REINO DO MPLA appeared first on Jornal Folha 8.
Uma missão empresarial brasileira, liderada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, vai estar em Angola na próxima semana para avaliar o potencial do país na produção de grãos, cereais e sementes, revelou fonte da embaixada brasileira em Luanda. missão terá como objectivo conhecer o ambiente local de negócios para a produção agrícola e procurar áreas disponíveis para potenciais investimentos brasileiros em projectos agro-pecuários e agro-industriais, disse o conselheiro económico da embaixada do Brasil, Eduardo Lessa. Carlos Fávaro, que estará em Angola entre 5 e 10 de Maio, vem… The post (A)MPLA PRODUÇÃO DE GRÃOS, CEREAIS E SEMENTES appeared first on Jornal Folha 8.
A transportadora aérea angolana, TAAG, lançou uma nova rota de transporte de mercadorias para Nairobi, no Quénia, visando fortalecer a sua rede de carga no continente africano, anunciou hoje a administração da empresa. TAAG — Linhas Aéreas de Angola -, refere em comunicado que o primeiro voo desta nova rota de transporte de mercadorias foi realizado na quarta-feira e enquadra-se na consolidação da presença da companhia no sector de carga aérea a nível internacional. O novo serviço de carga Luanda-Nairobi terá uma frequência semanal, operada à quarta-feira, tendo como prioridade… The post TAAG APOSTA NA CARGA FLORAL QUENIANA appeared first on Jornal Folha 8.
O Presidente do MPLA, que por inerência é Presidente da República de Angola pois não foi nominalmente eleito, general João Lourenço, manifestou interesse de reforçar a cooperação com o Egipto no sector da defesa e segurança e considerou que os países que não foram atingidos pelo terrorismo devem estar preparados para enfrentá-lo. Isto porque ele sabe (por experiência própria do seu partido) que os terroristas quando chegam ao Poder deixam de ser bestas e passam a bestiais. general João Lourenço (igualmente Titular do Poder Executivo e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas),… The post UNIDOS CONTRA OS TERRORISTAS… MAUS appeared first on Jornal Folha 8.
O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou multas num valor superior a 1,4 milhões de euros aos bancos Yetu e BCI, sendo também sancionado um gestor, por “infracções graves” no domínio da prevenção e combate ao branqueamento de capitais. As decisões de condenação destas entidades pela prática de infracções especialmente graves nos processos de contravenção de que foram alvo, foram hoje divulgadas no site do BNA. A multa mais pesada foi aplicada ao banco Yetu, no valor de mil milhões de kwanzas (963 mil euros), tendo o regulador angolano considerado… The post BNA MULTA YETU E BCI appeared first on Jornal Folha 8.
São os factos que determinam o homem e para responder a esta pergunta, mas não há dificuldade em reconhecer na personalidade do nosso presidente, as características que o fazem, cada vez mais, assemelhar-se a um pequeno, patético presidente, a um desprezível ditador e colonizador dos seus povos, tanto de Angola como de Cabinda, e só por isso, nunca será grande, e nunca será lembrado como um grande, mesmo depois da sua liderança à frente da União Africana. Por Osvaldo Franque Buela (*) randes estadistas dignos desse nome são visíveis, porque… The post PEQUENO PRESIDENTE OU GRANDE COLONIZADOR? appeared first on Jornal Folha 8.
Acabou o jogo! O anúncio não se escondeu nas entrelinhas, mas nas linhas… Linhas grossas e arrogantes despidas de qualquer vergonha, porque embaladas na petulância, vaidade, soberba, discriminação e arrogância ditatorial. Sob pressão do FMI, da União Europeia e outras organizações ocidentais, preocupadas com o pós-2027, o regime decidiu com o apoio dos “militares das leis”, os togados de preto (magistrados) e os “tontons macoutes” (maioria parlamentar), anunciar o Estado de excepção. Sem subtilezas! 23 de Abril de 2025. Um dia de vergonha! Um dia de horror! Um dia de… The post MPLA CONSUMOU GOLPE DE ESTADO CONSTITUCIONAL appeared first on Jornal Folha 8.
O Secretário da UNITA no Distrito da Baía KM-30, Enoque Bango, no município do Sequele, província do Icolo e Bengo, foi assassinado à queima-roupa com um tiro no peito, a meia-noite de segunda-feira, 28 de Abril, na sua residência por nove indivíduos armados ainda não identificados. Segundo testemunhas que apontam para um acto de intolerância política na província, os assassinos arrombaram a porta da residência da vítima contra quem saíram a disparar. Em reacção ao sucedido, o Secretário Provincial do Galo Negro em Luanda, Adriano Abel Sapiñala, exige responsabilização por… The post SECRETÁRIO DA UNITA ASSASSINADO À QUEIMA-ROUPA NO SEQUELE appeared first on Jornal Folha 8.
A policia do MPLA liderado pelo presidente da república João Manuel Gonçalves Lourenço prendeu hoje sábado 26 de Abril, mais de 50 membros do Movimento dos Estudantes de Angola enquanto concentravam-se para protestar as péssimas condições que as escolas públicas apresentam e a detenção de 3 jornalistas em exercício das suas funções durante a manifestação realizada pelo MEA. Por Hermenegildo Caculo ntre os detidos Hermenegildo Caculo, Jornalista do jornal Folha 8/TV8, o diretor da TV Maiombe Jubileu Panda e Dionísio Antônio profissional do portal o SECRETO. De acordo com uma… The post POLÍCIA PRENDE JORNALISTAS E MAIS DE 50 MEMBROS DO MEA appeared first on Jornal Folha 8.