Em 2011, o ex-presidente do PSD e hoje candidato a Presidente da República de Portugal, Luís Marques Mendes, defendeu que ex-governantes socialistas do Executivo de José Sócrates, deviam estar a ser julgados pela “gestão danosa de orçamentos” e pelo “caminho de ligeireza e irresponsabilidade”. Por Orlando Castro oncordo. A retroactividade deveria ser imposta e levada até às últimas consequências. Não digo que se vá até ao D. Afonso Henriques. Mas poderia, certamente, ir até aquele cavalheiro que foi primeiro-ministro de 6 de Novembro de 1985 a 28 de Outubro de… The post A “GANDA NÓIA!” DO PIGMEU appeared first on Jornal Folha 8.
O ministro dos Transportes angolano disse hoje que está a ser atraído capital privado nacional e estrangeiro para o novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), mas o governo pretende capital que crie valor em território nacional. icardo de Abreu falava na abertura do 2.º Fórum de Transporte e Logística, organizado pelo Jornal Expansão, com o tema “O Novo Aeroporto como Pólo de Desenvolvimento Económico para o País”. “Estamos hoje a atrair capital privado nacional e estrangeiro, movimento que deve continuar. Mas precisamos de capital que crie valor em território… The post MPLA QUER CAPITAL PRIVADO A SUSTENTAR AEROPORTO AGOSTINHO NETO appeared first on Jornal Folha 8.
Activistas angolanos acusaram hoje a polícia de intimidações e tentativa de abortar a conferência de imprensa em que reafirmaram a realização da marcha, sábado, contra a subida do preço do combustível e dos transportes, num itinerário “aceite” pelo Governo. conferência de imprensa, promovida hoje pelo denominado movimento social contra o decreto que aprova o reajuste do preço do combustível, plataforma que congrega várias organizações cívicas, foi antecedida de um clima de tensão e indignação por parte dos activistas. Enquanto a organização criava as condições no Largo Cesário Verde, bairro Vila… The post ACTIVISTAS ACUSAM POLÍCIA DE INTIMIDAÇÃO appeared first on Jornal Folha 8.
O presidente angolano, João Lourenço, condecorou esta quarta-feira centenas de militares das Forças Armadas Angolanas pelos seus feitos para defesa da Pátria, incluindo o general Higino Carneiro e o ex-Presidente José Eduardo dos Santos, falecido há três anos. distinção, segundo o decreto presidencial partilhado na página de Facebook da presidência angolana, visa reconhecer e incentivar as carreiras militares e dignificar oficiais e subalternos “que tenham prestado um exemplar contributo na elevação da nação e às Forças Armadas Angolanas”. As condecorações incluem cerca de 80 generais, como os ex-presidentes António Agostinho… The post DOS SANTOS E HIGINO CARNEIRO (TAMBÉM) CONDECORADOS appeared first on Jornal Folha 8.
Analistas políticos consideraram hoje a subida do preço do táxi em Angola “uma asfixia total na vida das famílias, já em indigência social”, considerando que a medida reflecte “insensibilidade” do Governo angolano e pode causar convulsões. egundo o analista Albino Pakisi, a subida do preço do combustível em Angola “é dilema” que o Governo enfrenta, face às orientações do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), para poder poupar 400 mil milhões de kwanzas (373 milhões de euros), gastos anualmente em subsídios. “Mas, a verdade é que o… The post AUMENTO DO PREÇO DOS TAXIS “ASFIXIA” ANGOLANOS appeared first on Jornal Folha 8.
Angola importou 20.390 toneladas de produtos diversos de pesca, entre 2022 e 2023, com Portugal a liderar os países de origem, num volume de 4.773 toneladas, representando 62,8% de todas as importações, divulgou o Governo angolano. e acordo com o Anuário Estatístico das Pescas de Angola 2022-2023, no volume de importações destacam-se as conservas, bacalhau seco, corvina, pescado diverso, entre outros. O bacalhau seco representou 30,5% de todo o produto importado, com 3.108 toneladas. No top seis dos países de origem, de Portugal há o registo da importação, em 2022,… The post IMPORTADAS 20.390 TONELADAS DE PRODUTOS DE PESCA appeared first on Jornal Folha 8.
José Sócrates admitiu hoje em tribunal ter intermediado contactos entre o grupo Lena e o Governo de Angola, depois de deixar funções executivas, tal como fez para outras empresas, por entender que era “seu dever”. antigo primeiro-ministro, que continua hoje a ser ouvido no julgamento da Operação Marquês, que decorre no Campus de Justiça, em Lisboa, disse que apenas conheceu o administrador do grupo Lena, Joaquim Barroca, num jantar comício do PS na campanha para as eleições de 2009, tendo jantado na mesma mesa. Disse que não conhecia ninguém da… The post JOSÉ SÓCRATES FACILITOU CONTACTOS DO GRUPO LENA COM O MPLA appeared first on Jornal Folha 8.
A Presidência da República desmentiu hoje as declarações do líder da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, segundo as quais teria sido abordado por “emissários” do Presidente angolano com vista a uma revisão constitucional que permitisse um terceiro mandato. um comunicado divulgado esta terça-feira pela secretaria de Imprensa da Presidência, os órgãos de apoio ao Presidente João Lourenço consideram as alegações falsas, rejeitando “veementemente” a existência de qualquer tentativa de suborno ou contacto mandatado nesse sentido, desafiando o dirigente da União Nacional para a independência Total de Angola (UNITA) a identificar… The post PRESIDENTE DO MPLA DESMENTE E AMEAÇA PRESIDENTE DA UNITA appeared first on Jornal Folha 8.
Transportadora destaca que Nairobi é “importante hub regional e ponto de referência para o trânsito entre diferentes regiões de África, Ásia e Europa”. Rota promove negócios e relações diplomáticas. Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) sinaliza o início do processo da certificação da infra-estrutura, que se prolonga até final de 2023, período que inicia operações “sem restrições”, Angola, 17 de Junho de 2022. Uma aeronave do tipo Boeing 777–300CR da companhia área angolana TAAG aterrou às 13:00 locais desta sexta-feira no NAIL, proveniente do aeroporto internacional 4 de Fevereiro, em… The post TAAG LANÇA NOVA ROTA ENTRE LUANDA E NAIROBI appeared first on Jornal Folha 8.
A União Europeia vai apoiar com cerca de 450 mil euros dez novas acções de diálogo político e técnico com instituições angolanas, das quais cinco têm ligação directa ao desenvolvimento do Corredor do Lobito. s acordos foram formalizados hoje em Luanda, no âmbito do 4.º Convite à Apresentação de Propostas do programa Diálogos UE–Angola, uma iniciativa lançada em 2019 que visa fortalecer parcerias institucionais, promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a eficácia das políticas públicas nas áreas prioritárias do acordo Caminho Conjunto Angola-União Europeia. “Num total de 41 candidaturas recebidas,… The post TODOS QUEREM O SEU QUINHÃO NO CORREDOR DO LOBITO appeared first on Jornal Folha 8.
O líder da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, disse hoje que está indisponível para uma revisão constitucional em Angola antes das eleições e afirmou já ter sido abordado neste sentido em troca de um terceiro mandato. presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), principal partido da oposição, foi hoje o convidado da III edição das conversas Economia 100 Makas, dirigidas pelo jornalista Carlos Rosado de Carvalho, que questionou Adalberto da Costa Júnior sobre a revisão da Constituição e se teria sido abordado nesse sentido. “vou dizer… The post REVISÃO CONSTITUCIONAL SÓ DEPOIS DAS ELEIÇÕES appeared first on Jornal Folha 8.
O Governo angolano disse hoje que não houve remoção dos subsídios estatais na ligação aérea Luanda-Cabinda e vice-versa, mas apenas foi alterado o regulamento que se traduzirá numa nova tarifa. m “breve, teremos a publicação de um decreto executivo conjunto, Ministério dos Transportes e Ministério das Finanças, que irá estabelecer uma nova tarifa para este percurso de Cabinda para Luanda e vice-versa”, afirmou hoje o ministro dos Transportes de Angola, Ricardo de Abreu, quando questionado pela Lusa. Ricardo de Abreu assegurou que não houve uma remoção dos subsídios aos bilhetes… The post ROTA AÉREA LUANDA-CABINDA CONTINUARÁ A SER SUBSIDIADA appeared first on Jornal Folha 8.
A Administração Geral Tributária (AGT) angolana tem recuperado anualmente, no ano âmbito de acções de fiscalização, cerca de 200 mil milhões de kwanzas (184,1 milhões de euros), avançou hoje o presidente desta instituição. osé Leiria, que falava à imprensa à margem do workshop sobre “Prevenção e Detecção de Crimes Fiscais”, afirmou que os ilícitos fiscais continuam a ser “uma enorme preocupação” para o fisco angolano, frisando que estes montantes “são os impostos que os contribuintes deixam de pagar e a AGT, mediante mecanismos de cobrança coerciva, tem vindo a recuperar”.… The post AGT APERTA CERCO À FUGA AO FISCO appeared first on Jornal Folha 8.
A província do Exclave de Cabinda, situada ao norte de Angola, tem enfrentado uma situação política e social complexa, marcada por um histórico de luta pela autonomia e um cenário de conflitos armados. Por Eugénio Costa Almeida (*) / CEDESA falta de autonomia política e administrativa, juntamente com a crise político-militar que envolve os movimentos separatistas, como a Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC) e o braço armado FLEC-Forças Armadas de Cabinda (FLEC-FAC)[1], tem sido um desafio significativo para a população local. Recentemente, a FLEC-FAC tendo por base… The post QUE SOLUÇÃO PARA CABINDA? appeared first on Jornal Folha 8.
“Qualquer sentido de auto-preservação étnica é moralmente inaceitável. É tempo de os portugueses abraçarem a sua extinção de uma vez por todas”, afirmou (embora não estivesse escrito no texto que estava a ler e que foi distribuído aos – supostos – jornalistas), Lídia Jorge no discurso de 10 de Junho. A verdade é esta, mesmo que o Ministério da Verdade diga o contrário. Por Orlando Castro o seu livro “1984”, George Orwell diz que o Ministério da Verdade é um dos quatro que compõem o governo do fictício Estado totalitário… The post MINISTÉRIO DA VERDADE… OFICIAL appeared first on Jornal Folha 8.
A 8ª edição do EurAfrican Fórum 2025, evento anual promovido pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, será encerrada com a “Conversa com os Presidentes” entre o Presidente da República Portuguesa (eleito), Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente da República de Angola (não nominalmente eleito e que ocupa o cargo por inerência de ser Presidente do MPLA), João Lourenço. evento terá lugar a 25 e 26 de Julho na Nova SBE, Carcavelos – Cascais, com presenças confirmadas do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, do Ministro de Estado… The post CONVERSA COM PRESIDENTES, MAS SÓ UM FOI ELEITO appeared first on Jornal Folha 8.
O Governo angolano disse hoje que quase 20% do crédito bancário em Angola está em situação de incumprimento, considerando que o actual quadro torna urgente a consolidação de mecanismos eficazes de recuperação e reestruturação. secretária de Estado do Orçamento de Angola, Juciene de Sousa, afirma que “hoje, cerca de 20% do crédito bancário em Angola está em situação de incumprimento. Este número, por si só, diz-nos quão urgente é a consolidação de mecanismos eficazes de recuperação e reestruturação”. Segundo a governante, se a conjuntura actual, “marcada pela inflação resistente e… The post 20% DO CRÉDITO CONCEDIDO ESTÁ EM INCUMPRIMENTO appeared first on Jornal Folha 8.
Em 27 de Junho de 2025, a República Democrática do Congo (RDC) e o Ruanda assinaram um acordo de paz em Washington, D.C., saudado por muitos como o início de uma era mais estável na África Central. Após décadas de conflito que devastaram comunidades e prejudicaram o comércio regional, este acordo promete interromper o apoio transfronteiriço a grupos armados e lançar as bases para uma integração económica. Por Christopher Burke (*) or trás das declarações comemorativas existe uma realidade muito clara. O acordo não trata apenas de paz, mas de… The post O NOVO PACTO DO CONGO, LIÇÕES PARA ANGOLA appeared first on Jornal Folha 8.
O Governo angolano anunciou hoje a criação, no primeiro semestre deste ano, de 109.563 postos de trabalho formais, um resultado “animador”, mas ainda insatisfatório, segundo o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social. edro Filipe, que falava em conferência de imprensa de apresentação dos resultados do primeiro semestre do Ministério da Administração Pública, Trabalho e segurança Social (MAPTSS), disse que foram criados empregos formais essencialmente nas áreas do comércio, seguido das actividades de serviço colectivos, com bons indicadores igualmente nas áreas da indústria e construção civil. Segundo o… The post MAIS DE 109 MIL POSTOS DE TRABALHO EM SEIS MESES appeared first on Jornal Folha 8.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) disse hoje que tem disponíveis 60 milhões de dólares para financiar projectos em Angola, mas alertou para os constrangimentos causados pela burocracia. ara 2025, segundo o representante residente adjunto do PNUD em Angola, Gabriel Dava, o organismo das Nações Unidas tem um ‘plafond’ financeiro de 60 milhões de dólares (50,8 milhões de euros), cujo grau de execução ronda os cerca de 50%, com o sector da saúde a absorver grande parte do financiamento. “Temos o sector da saúde, que é o… The post PNUD VAI MANDAR (MAIS UM) CHORUDO CHEQUE appeared first on Jornal Folha 8.
O Governo angolano proibiu a pesca do carapau durante dois meses, para salvaguardar a reprodução em massa da espécie, e os armadores dizem tratar-se de “um sacrifício” que deve ser consentido por todos. egundo o director nacional dos Recursos Marinhos do Ministério das Pescas de Angola, Victor Chilamba, a medida, que entrou em vigor a 1 de Julho, e decorre até final de Agosto, visa garantir a reprodução, crescimento e desenvolvimento das espécies. “Esta medida visa fundamentalmente garantir a reprodução, crescimento, desenvolvimento das espécies, mas tem um ganho a curto… The post ATÉ AGOSTO NÃO HÁ CARAPAUS PARA NINGUÉM appeared first on Jornal Folha 8.
A caça furtiva e o conflito homem-elefante em Angola continuam evidentes, com o registo, nos últimos seis anos, da morte dez pessoas e 16 desses mamíferos, indicou hoje uma organização ambiental. preocupação foi avançada pelo director executivo da Fundação Kissama, Vladimir Russo, que falava à imprensa à margem do ‘workshop’ sobre o Estado e Conservação dos Elefantes-da-Floresta, uma das espécies existentes em Angola, promovido por esta organização ambiental em parceria com o Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação. Em 2018, a Fundação Kissama começou a implementar o Projecto Nzau de… The post VLADIMIR RUSSO ESTÁ PREOCUPADO appeared first on Jornal Folha 8.
O secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África defendeu hoje a utilização de energia nuclear em África, considerando que o desenvolvimento económico no continente vai precisar de um aumento exponencial de energia. u seja, “devemos aproveitar o potencial da energia nuclear e adoptar um compromisso político ousado, apoiado por um roteiro nacional claro, incluindo datas-alvo para centrais operacionais e iniciativas de capacitação de longo prazo”, escreveu Claver Gatete num artigo de opinião enviado à Lusa, no qual anuncia o apoio à energia nuclear e afirma que “o… The post ONU DEFENDE USO DA ENERGIA NUCLEAR EM ÁFRICA appeared first on Jornal Folha 8.
Em Junho de 2023, segundo o órgão oficial do MPLA, Jornal de Angola, “o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, visitou as instalações da RTP, em Lisboa, E foi recebido pelo presidente do Conselho Administração RTP, Nicolau Santos, e pelos então directores de Informação e da RDP, respectivamente António José Teixeira e João Paulo Baltasar e ainda pela directora de Informação África, Isabel Silva Costa”. Por Orlando Castro companhado pelo secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, e pelo adido de Imprensa em… The post QUANDO NICOLAU ERA “VÓMITO LUSO-ANGOLANO” appeared first on Jornal Folha 8.
Há um curto vídeo a circular nas redes sociais. Nele, o jornalista português Mário Crespo, em declarações à CNN Portugal, afirma que o Presidente angolano tem uma magnífica mansão nos arredores de Washington D.C. Para começo de conversa: A inveja é um sentimento feio e mesquinho. Não consinto que Mário Crespo fale de qualquer maneira do mais zeloso empregado de mais de trinta milhões de angolanos movido por inveja. Por Jorge Eurico s empregados não têm apenas deveres. Têm direitos também. Entre eles, o de juntar fazenda. Um pé-de-meia. Um… The post EMPREGADO DO POVO DONO DE MANSÕES appeared first on Jornal Folha 8.
O candidato mais votado nas eleições de Outubro de 2024, em Moçambique, Venâncio Mondlane continua a ser perseguido, mesmo em período de comemoração dos 50 anos de independência, denotando o quão distante está a conciliação e reconciliação nacional, entre os diferentes, em Moçambique. Por William Tonet PGR de Moçambique, dois dias depois da data da proclamação da independência: 27 de Julho é notificado, sem urgência e sem factos novos. É inocente? Não! Em política não há coincidências. A procuradoria, enquanto órgão do Estado responsável pela promoção e defesa da legalidade… The post COMUNIDADE INTERNACIONAL DÁ COBERTURA ÀS FRAUDES DA FRELIMO appeared first on Jornal Folha 8.
O Presidente do MPLA, nas funções delegadas de Presidente de Angola, general João Lourenço, apelou hoje à concretização de mecanismos que mobilizem mais recursos para investimentos essenciais em África, incluindo reformas para acabar com o “peso insustentável” das dívidas soberanas dos países em desenvolvimento. general João Lourenço falava na IV Conferência Internacional de Financiamento ao Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), que arrancou hoje em Sevilha, Espanha, e que considerou uma “oportunidade crucial” para “um impulso decisivo” a iniciativas que “levem a encontrar mecanismos mais ágeis e mais funcionais… The post GENERAL EXIGE MAIS… DINHEIRO appeared first on Jornal Folha 8.
Washington DC, a bonita e palpitante capital dos EUA que conheci há uns (larguinhos) anos, assistiu, ontem, 27 de Junho do Ano da Graça de 2025, à sessão solene da assinatura da projecto de um Acordo de Paz, proposto por Donald Trump – consegue estar em todas –, e acompanhado pelo Qatar e apela União Africana (UA), entre a República Democrática do Congo (RDC), representada pela sua Ministra das Relações Exteriores (MIREX) Thérèse Kayikwamba Wagner, e o Ruanda, representada pelo seu MIREX, Olivier Nduhungireh, sob o testemunho atento e “enternecido”… The post O ACORDO DE PAZ (WASHINGTON ACCORD) ENTRE RDC E RUANDA (27.06.2025) appeared first on Jornal Folha 8.
A 40ª Feira Internacional de Angola realiza-se de 22 a 27 de Julho próximo, na Zona Económica Especial (ZEE), com presença já confirmada de 16 países, incluindo Portugal, um parceiro tradicional que estará presente com um pavilhão. Hoje também se ficou a saber que Angola está entre os cinco países africanos que mais fazem trocas comerciais com o resto do mundo, numa lista liderada pela África do Sul. evento foi apresentado hoje em conferencia de imprensa, onde o ministro da Indústria e Comércio de Angola, Rui Miguêns, referiu que face… The post FILDA SERÁ ESPELHO DA PUJANÇA ECONÓMICA appeared first on Jornal Folha 8.
A decisão de substituir a russa Alrosa como parceira nas minas de diamantes de Angola foi mal compreendida no início, mas era necessária para proteger os interesses de todas as partes, afirmou hoje o ministro dos Recursos Minerais. iamantino Azevedo, que tutela os recursos minerais, o petróleo e o gás, destacou, durante uma apresentação sobre a indústria de diamantes, realizada hoje em Luanda, que esta mudança “nem sempre foi bem entendida, inclusivamente pela própria Endiama” (a diamantífera estatal angolana). A saída da empresa russa, alvo de sanções internacionais desde a… The post SUBSTITUIÇÃO DA RUSSA ALROSA FOI TRABALHO ÁRDUO appeared first on Jornal Folha 8.
A UNITA (o maior partido da oposição que, a muito custo, o MPLA ainda permite)) anunciou hoje que apresentou um recurso de apelação ao Tribunal Constitucional (TC), que rejeitou a sua impugnação sobre a composição da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), considerando que a decisão daquela instância judicial foi política. ara a União Nacional para a UNITA, o julgamento do TC (uma sucursal do MPLA) relativo ao número de comissários eleitorais que o partido deve indicar, por via da Assembleia Nacional (parlamento), para a CNE, “não foi um julgamento justo e… The post QUANTO MAIS A UNITA SE BAIXA… appeared first on Jornal Folha 8.
O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José de Lima Massano, destacou hoje o momento “ímpar” e os acordos assinados durante a cimeira de negócios EUA-África, que serviu, afirmou, para dar visibilidade aos países africanos. osé de Lima Massano falava à imprensa no final da cerimónia de encerramento da 17.ª Cimeira de Negócios Estados Unidos da América-África, co-organizada pelo Governo angolano e pelo Corporate Council on Africa (CCA), que decorreu, em Luanda, durante três dias. A cimeira, que contou com mais de 1.500 participantes, entre os quais… The post ÁFRICA AJOELHOU E VAI TER DE REZAR appeared first on Jornal Folha 8.
Da forma como o actual contexto político se apresenta no espaço territorial, é perfeitamente plausível que Cabinda se torne palco de intensa disputa eleitoral entre a UNITA e o partido político de Abel Chivukuvuku nas próximas eleições angolanas, à excepção do MPLA que, pela sua má governação e insensibilidade face aos problemas cruciais do território, nunca mais faria parte do plano de voto da população local. Por Osvaldo Franque Buela (*) batalha eleitoral pelo voto da população de cabinda já está em curso e será interessante, sobretudo porque Abel Chivukuvuku… The post CABINDA ENTRE A UNITA E O PRA-JA appeared first on Jornal Folha 8.
O MPLA já não consegue esconder a cor de sangue de uma cartilha bélica, que os seus “comenbajús” destilam na comunicação social pública, partidarizada, cúmplice nas balas assassinas, disparadas contra os adversários políticos. Por William Tonet país está à beira de incendiar. Os irresponsáveis, autênticos patetas fanáticos, receberam carta-branca para aumentar a boçalidade bélica e destilar a linguagem fascista na mídia vampira, inspirados numa cartilha vermelha, cor de sangue de inocentes assassinados. Nos últimos dias, assiste-se ao crescendo de ondas de violência da milícia “EMEPELIANA” a multiplicar acções de agressões… The post CARTILHA DISCRIMINATÓRIA E BÉLICA DO MPLA appeared first on Jornal Folha 8.
O Presidente angolano, João Lourenço, defendeu hoje, em Luanda, que o investimento privado directo americano para África não se limite apenas à extracção de recursos minerais convencionais e raros, mas que se interesse também por outro tipo de indústrias transformadoras. oão Lourenço, igualmente presidente da União Africana, discursava na abertura oficial da 17.ª Cimeira de Negócios Estados Unidos da América-África, que decorre até quarta-feira, e conta com a presença dos Presidentes da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, do Gabão, Brice Nguema, da Namíbia, Nedemupelila Nandi-Ndaitwah, e do Botsuana, Duma… The post SACAR SIM, MAS INVESTIR TAMBÉM appeared first on Jornal Folha 8.